20 outubro 2005

Quem somos

- Somos um blogue dedicado à crítica cinematográfica, despretensioso, sem chavões e sem referências obscuras a filmes do Fellini que ninguém conhece (nem quer conhecer, ouviu bem, Xô Mário Jorge Torres, do Público?).
- Não somos um blogue de culto ao melhor filme da história do cinema, apesar de o termos escolhido para o nome.
- Somos um blogue "sai quando sai", ou melhor ainda, "sai quando vai" (ao cinema, pois claro!).
- Não somos influenciados por nenhuma distribuidora ou produtora cinematográfica, apesar das enormes pressões a que estamos sujeitos diariamente para darmos esta ou aquela classificação a este ou aquele filme.
- Somos independentes e gostamos de o ser.
- Não somos pela vida como ela é.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

andré mé mé o teu blogue é bués de fiXe....

:)

abração e continua a investir neste blogue

yô kidô

gosto de ti assim como és

19/10/05 10:26  
Blogger Unknown said...

Um grande bem-haja por este blog. Assim pode ser que eu comece a ir ao cinema.
Felizmente já via o melhor filme de sempre. Este e os outros.
Abraço

26/10/05 23:24  
Blogger bone daddy said...

Epá, na minha modesta opinião, quando um blog de crítica cinematográfica chama ao "Jurassic Park" o melhor filme da história do cinema, perde automaticamente toda a credibilidade...

Com que confiança é que, depois de ler isto, um gajo vai ver um filme aconselhado por este blog?

E não me interpretes mal... Eu até gostei do Jurassic Park.
Mas... O melhor filme da história do cinema???

31/10/05 08:15  
Anonymous Anónimo said...

O que tu és sei eu...calão. Não tens mais nada que te ocupe a mente e vens pra'qui contar estórias da carochinha e fingir que percebes imenso de filmes. Badocha...

31/10/05 23:16  
Blogger Andy said...

bu, é difícil explicar porque é que considero o Parque Jurássico o melhor filme da história do cinema...
Por causa do argumento elaborado? Seguramente que não, apesar de ser baseado um originalíssimo e bem verosímil conto do Michael Crichton.
Por causa do grande desempenho dos actores? Também não, não passam de actores semi-desconhecidos no mainstream de Hollywood, apesar de serem todos muito razoáveis.
Será então pela fotografia, pela montagem, pela realização? Está tudo muito bem, mas também não é por nada disso.
O quê então? Porque é que considero que este filme tem algo de mágico? Bom, muito simplesmente porque foi isso que senti na altura em que o vi e é essa sensação que mantenho até hoje. A sensação de um filme que me pôs pela primeira vez boquiaberto numa sala de cinema (tinha 16 anos quando o vi), que me fez agarrar à cadeira como nunca, que me fez acreditar que eram dinossauros que estavam no ecrã (em termos técnicos, foi a primeira vez que foi utilizada a tecnologia cgi para criar objectos tridimensionais - hoje trata-se de uma técnica banalizada), que me fez sofrer como nunca pelo destino das personagens. E claro, talvez tenha ajudado eu ter entrado naquela sala de cinema sem sequer saber que se tratava de um filme de dinoassuros...
Há quem diga que nós somos aquilo que comemos, eu acredito que também somos aquilo que vemos (no cinema, claro!). É impossível explicar porque é que gostamos mais de uns filmes do que outros mas tenho a certeza que não se passa apenas ao nível do racional. Ou seja, podemos gostar ou não de um filme por muito mais do que apenas o somatório das notas que damos à interpretação dos actores, à qualidade do argumento, à fotografia, à banda sonora, à realização. O cinema também é emoção e há filmes que nos transmitem mais emoções do que outros, enquanto os estamos a ver. Um filme pode ter tudo e não nos tocar. Mas um filme pode também ter muito pouco e ainda assim tocar-nos de uma maneira quase inexplicável. Quando entramos numa sala de cinema, não vamos vazios nem sozinhos. Vamos com os nossos pensamentos, os nossos sentimentos e as nossas vivências todas acumuladas. E depois é a magia do cinema que consegue fazer com que tudo passe por uns instantes e, em alguns casos, o mundo deixe de existir lá fora.
Foi isso que me aconteceu naquela noite.

3/11/05 13:39  
Anonymous Anónimo said...

só podia ser vizinho... nunca te esqueças que "A Gente" foi a tua rampa de lançamento hihihi....
ainda não tive oportunidade para o "analisar" bem, quando o fizer as críticas vão chover..
se não tiveres mais nada para fazer do que isto, avisa a malta pk há muita coisa para fazer nas vizinhas do lado...
um beijinho do tamanho do mundo para o tipo mais inteligente e simpático (quando não está com a azia) do país das maravilhas (o nosso trabalho...)

beijinhos

3/11/05 21:07  
Blogger Andy said...

hermiod, este blog tanto permite comentários que este teu último não foi apagado... apenas julguei que os teus primeiros comentários se tratavam de spam, já que se encontravam totalmente em inglês e o conteúdo não era claro... sorry for that!

7/11/05 21:58  
Blogger Andy said...

nandinha, que comentário tão simpático!!! Mas olhe que já escrevia críticas de cinema antes d'"A Gente"... apenas refinei o jeito na sua publicaçãozinha, hehe... e não, não tenho assim tanto tempo livre para ajudar as vizinhas, basta olhar para o número de filmes que vi neste último mês, pobre de mim... outro beijinho muito grande para a mais querida das vizinhas!

8/11/05 09:51  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente um sitio onde ler umas criticas honestas e sensatas a filmes do dia a dia, sem recorrer a chavões e lugares comuns. Tens é que ir mais vezes ao cinema e escolher melhor os filmes que vais ver, porque alguns à partida já estão condenados ao fracasso, e é só perderes tempo e dinheiro. Se algum dia quiseres a critica de um filme que não pudeste ver, avisa, porque dou-te a minha opinião muito avalizada de mais de 45 anos de experiência a ver filmes. Boa sorte e continua. Fico à espera de mais criticas para decidir que filmes ir ver proximamente. Bjs.

9/11/05 10:43  
Blogger bone daddy said...

Andy, acho que incorreste no erro grave de me teres levado demasiado a sério no meu comentário... ;)
Concordo plenamente com tudo o que dizes no teu post e aproveiro, já agora, para referir que essa magia que aconteceu contigo em relação ao Jurassic Park também ja aconteceu comigo...
O melhor filme de sempre para mim é o E.T.
Lembro-me perfeitamente que, nas semanas seguintes a ter ido ver o filme, sonhei todas as noites com naves e amigos de outros planetas...

10/11/05 08:34  

Enviar um comentário

<< Home