19 outubro 2007

E depois os americanos é que são isto e aquilo...

O Dalai Lama vem a Portugal e que lhe fazem o governo e a presidência da república? Fingem que não é nada com eles e não o recebem nem num anexo do Palácio de Belém.

Atendendo a que o Dalai Lama representa a resistência de um povo pacífico contra a tirania de um Estado totalitário que ocupa o seu território desde há umas décadas (onde é que eu já ouvi isto) não teria ficado mal aos responsáveis portugueses encontrar-se com o senhor, nem que fosse para lhe perguntar se tem passado bem. Mas claro, o medo da reacção chinesa falou mais alto e Portugal, apesar de já ter sido dono de metade do mundo, não quer agora comprar brigas com ninguém sobretudo com um Estado para onde estão a ser canalizados fortíssimos investimentos externos. Os empresários portugueses agradecem e que se lixem os tibetanos.

Há dois dias parece que o Dalai Lama foi aos EUA e que lhe fizeram? Bom, não só foi recebido pelo Presidente na Casa Branca como ainda recebeu a medalha de ouro do Congresso, a mais alta distinção atribuída a um civil. Isto apesar dos protestos do governo de Pequim que ameaçou que as relações entre os dois países nunca mais seriam as mesmas.

Os Estados Unidos podem ter muitos defeitos mas quem manda ali ainda são os americanos...