10 fevereiro 2006

O Segredo de Brokeback Mountain (4/5)

Há uma opinião que parece unânime sobre este "Brokeback Mountain" e que se ouve um pouco por toda a parte: se em vez de dois homens esta história de amor fosse entre um homem e uma mulher, o romance passaria totalmente despercebido e provavelmente nem se teria chegado a fazer um filme.
Porquê então todo o alvoroço que o filme criou e por que razão é falado como um dos mais fortes candidatos aos oscares da Academia? Apenas porque o tema está na moda? Porque é preciso coragem para filmar como Ang Lee filmou? Por os actores serem bons? Porque a Academia gosta sempre de mostrar que nao é conservadora e também sabe apreciar os temas polémicos?
Bem, sim, por tudo isto e apenas uma coisa mais: é que o filme é realmente bom.
É forte, intenso, brutal. Rude, violento, perturbador. Como provavelmente seria o amor entre dois homens com aquelas características e vivendo naquele tempo.
Ang Lee soube captar o essencial daquela relação sem necessitar de filmar muitas cenas de amor. Ás vezes, sem necessidade até de muitas palavras, já que os gestos e os olhares dos actores falam realmente por eles.
Mas teria então algum interesse esta história de amor se fosse entre um homem e uma mulher? Não, provavelmente não. Seria o mesmo que perguntar se a história do ET teria o mesmo interesse se no lugar do extra-terrestre houvesse um cão. Mais importante do que procurar beleza onde não a há, é a lição sociológica que fica no final e nos ensina que não se pode definir e catalogar a homosexualidade como se cataloga um filme em comédia ou drama. Que não vale a pena tentar encontrar os factores que a determinam.
Se virmos bem, nenhum daqueles dois homens era homossexual antes de ter chegado a Brokeback Mountain...

1 Comments:

Blogger Ryder said...

Discordo de dois pontos:
1 - O filme não é, no meu entender, "realmente bom". É bonzito.
2 - Nada no filme te pode levar a concluir que "nenhum daqueles dois homens era homossexual antes de ter chegar a Brokeback Mountain". Aliás, no meu ponto de vista, é dado a entender que a personagem de Jake Gillenhaal já o seria.

3/3/06 12:53  

Enviar um comentário

<< Home